Aeroportos de Santa Catarina – Veja 6 principais

aeroportos de Santa Catarina

Existem diversos aeroportos em Santa Catarina, que é uma região que tem recebido cada vez mais turistas e pessoas em busca de investimentos diversos, como os imobiliários. Por exemplo, podemos observar a região de Balneário Camboriú, que é uma das cidades que mais cresce e se desenvolve no país, atraindo centenas de milhares de pessoas todos os anos. 

No texto de hoje, separamos os 6 principais aeroportos de Santa Catarina para que você conheça e descubra onde pousar, dependendo de onde pretende ir e de onde vem. Veja! 

Veja quais são os 6 principais aeroportos de Santa Catarina

Enfim, vamos conhecer os principais aeroportos de Santa Catarina que trouxemos nessa lista. Confira !

1- Aeroporto Internacional de Florianópolis 

O Aeroporto Internacional de Florianópolis está entre os principais aeroportos de Santa Catarina. É um dos maiores e mais procurados, afinal, de lá chegam voos do país todos e também de outros países, como da Europa e Estados Unidos. Seu nome oficial é Hercílio Luz, FLN e sua localização é no lado sul da ilha, a cerca de 15 quilômetros do centro. 

Além disso, temos como companhias que pousam e decolam no FLN a Azul, a Tap Portugal, a Latam, a Gol e a Trip. Outros pontos de destaque do Aeroporto Internacional de Florianópolis:

  • Cafeterias renomadas e restaurante de qualidade. 
  • Casa de Câmbio para quem precisa trocar moeda antes ou depois de viajar. 
  • Ponto de táxi e Uber. 
  • Locadoras de veículos. 
  • Salas Vip de algumas companhias. 

2- Aeroporto de Joinville

O Aeroporto de Joinville é o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, um dos aeroportos de Santa Catarina mais procurados pela localização, na cidade de Joinville, umas das mais buscadas para turismo. Joinville é uma cidade com amplo turismo, que conta com festivais de música, além de ser próximo de outros pontos turísticos. Enfim, o Aeroporto de Joinville fica a 13km do centro da cidade e hoje opera com a Latam, Azul e outras companhias aéreas. Pontos de destaque do Aeroporto de Joinville:

  • Pontos comerciais, como lojas, artes, etc. 
  • Restaurantes e cafés para esperar o voo. 
  • Locação de carros. 
  • Ponto de táxi e de uber. 
  • Estacionamento muito amplo para quem será recebido por alguém na cidade.

3- Aeroporto Internacional de Navegantes

O Aeroporto Internacional de Navegantes é também um dos mais importantes da região. O seu nome oficial é Aeroporto Ministro Victor Konder, e hoje ele é um dos mais essenciais para o turismo de Itajaí. Localizado a 4km do centro de Navegantes, a 12km de Itajaí e a 34km de Balneário Camboriú, tornando o Aeroporto Internacional de Navegantes um dos mais bem localizados para quem quer conhecer a região de Balneário Camboriú, considerado um dos mais estratégicos entre os aeroportos de Santa Catarina. Além disso, entre os destaques do Aeroporto Internacional de Navegantes, podemos citar:

  • Lojas diversas. 
  • Casa de Câmbio. 
  • Restaurantes e cafeterias. 
  • Espaços de bem-estar, como massagem. 
  • Ponto de Táxi e Uber. 
  • Locação de veículos. 

Ou seja, o Aeroporto Internacional de Navegantes é um aeroporto completo, excelente e de muito boa estrutura. 

4- Aeroporto Federal de Lages

O Aeroporto Federal de Lages é um dos locais mais procurados para quem busca por turismo rural, já que ele está localizado na cidade de Lages, uma das mais conhecidas para esse tipo de turismo. O nome oficial do Aeroporto Federal de Lages é Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo e hoje ele atua apenas 4 dias na semana com uma única linha aérea. Podemos destacar no Aeroporto Federal de Lages:

  • Batalhão de aviação civil.
  • Escola de aviação civil. 
  • Aeroclube. 

É um aeroporto pequeno, mas muito importante para a região como um todo. 

5- Aeroporto de Chapecó

O Aeroporto de Chapecó tem como nome oficial Aeroporto Serafim Enoss Bertaso e é um dos principais aeroportos de Santa Catarina por estar estrategicamente localizado, na divisa com o Rio Grande do Sul. Chapecó é um centro industrial conhecido, além de ser um local conhecido pelo turismo. O aeroporto conta com estacionamento, lojas e está a apenas 8km do centro da cidade. Costuma operar de dia e de noite e conta com 3 companhias operando. 

6- Aeroporto de Blumenau

Enfim, o Aeroporto de Blumenau é também chamado de Quero-Quero, por causa dos pássaros que sobrevoam a região. Normalmente, por lá saem apenas voos com aviões de pequeno porte, além de voos da Escola de Aviação Civil e do Aeroclube da cidade. No Aeroporto de Blumenau, as decolagens são diárias, apenas até anoitecer e lá não há voos de companhias tradicionais. Para quem vai para a região com voos grandes, o pouso é em Navegantes, enquanto quem vai à trabalho ou mora pode ser possível pousar no Aeroporto de Blumenau, desde que com autorização e com voos pequenos. 


Se você não é da região, saiba que Blumenau é um lugar incrível, com passeios maravilhosos e até mesmo eventos grandes, como a Oktoberfest, que acontece em Outubro e reúne milhares de pessoas. Cachoeiras, trilhas e montanhas também fazem parte da região de Blumenau, uma das mais bonitas nesse sentido. Mas, claro, o voo comercial é mais indicado, com transfer de carro ou van que leve até à cidade. Para quem tem jatinho ou pode locar uma viagem particular, o Aeroporto de Blumenau é bem estruturado para receber pequenos aviões, mas exige uma autorização, como explicamos.

Esses são os principais aeroportos de Santa Catarina, considerando proximidade com pontos de interesse e, claro, estrutura. Se você não conhece a região, saiba que o estado é encantador e qualquer localidade que você for valerá a pena conhecer. Gostou das informações? Compartilhe o texto com seus amigos e familiares e visite nosso blog para mais. Até a próxima! 

Leia também

Conheça os imóveis à venda

Open chat
Você quer os melhores Imóveis?
Olá 👋
Como posso te ajudar?