Corretor de imóveis credenciado – Por que comprar com um? Entenda!

corretor de imóveis

Comprar um imóvel exige bastante planejamento e cuidado. Por esse motivo, muitas pessoas optam por fazer isso com a ajuda do corretor de imóveis credenciado conforme a legislação atual. Porém, o que muita gente não sabe é que o corretor de imóveis pode ajudar não apenas na hora de finalizar a compra mas também durante todo o processo de aquisição do bem. No texto de hoje, vamos explicar qual é a importância desse profissional em todas as etapas da sua compra. Veja abaixo e tenha retorno do seu investimento a curto, médio e longo prazo!

O que é um corretor de imóveis credenciado?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é um corretor de imóveis credenciado. De forma simplificada, trata-se de um profissional autorizado para intermediar uma compra ou aluguel de um imóvel. Pense da seguinte maneira: quando você procura por um dentista, você deseja que seja um profissional autorizado para realizar aquele procedimento, certo? Por que seria diferente quando você vai investir milhares ou até milhões de reais? Apesar de não se tratar da sua saúde física, trata-se da sua saúde financeira, algo que impacta muito na sua vida de maneira geral. 

Além disso tudo, o corretor de imóveis credenciado é obrigatório para esse tipo de negociação, ou seja, a melhor estratégia é contratar esse profissional o quanto antes para que ele te auxilie a encontrar o imóvel mais adequado possível para suas necessidades. 

Por que contratar um corretor de imóveis credenciado?

Sem mais delongas, vamos explicar abaixo o porquê você deve contratar um corretor de imóveis credenciado, desde o início da procura pelo seu imóvel ideal até a assinatura do contrato. Veja 3 motivos que listamos!


1- O corretor conhece muito bem o mercado!

Um dos pontos principais para contratar um corretor credenciado desde o início da sua procura pelo imóvel ideal, é o fato de que ele conhece muito bem o mercado. Isso significa que o corretor poderá indicar boas oportunidades, que talvez você sozinho jamais iria encontrar. Afinal, nem sempre essas boas oportunidades acabam chegando nas imobiliárias, já que é muito comum que os imóveis mais concorridos sejam vendidos assim que entram no mercado. O corretor está antenado em tudo em tempo real e é capaz de te apresentar imóveis que talvez nem sejam anunciados ou mesmo que estejam anunciados em imobiliárias menores, por exemplo. Então, para quem quer ter acesso a todos os imóveis que possam ser interessantes para o seu perfil, procurar um corretor é a saída mais inteligente e a mais indicada!

2- O corretor é também um negociador

Muitas pessoas acabam cometendo o erro de tentar negociar um imóvel diretamente com o proprietário, acreditando que isso diminuirá o preço e fará com que elas façam um negócio mais vantajoso. Porém, o corretor é um profissional muito bem treinado e que possui bastante experiência em negociações de diversas naturezas. Isso significa que o corretor vai saber identificar o perfil daquele proprietário, se ele pode convencê-lo a abaixar o preço, quais são os pontos fracos e fortes daquele imóvel e se realmente existe uma chance de negociação. Quando você tenta conversar com o proprietário diretamente, muitas vezes o negócio nem mesmo é fechado, porque ambos não sabem como negociar de maneira adequada – você acaba perdendo uma ótima oportunidade e a chance de adquirir um imóvel que trará muito retorno no futuro.  O corretor é a pessoa ideal para que você encontre o ponto de equilíbrio e para que, tanto o proprietário, quanto o comprador, possam fechar um negócio que realmente seja vantajoso para todos os envolvidos. 

E vale ressaltar que a comissão do corretor muitas vezes pode ser negociada, especialmente quando ele percebe que não há uma chance de diminuir muito o valor daquele imóvel. Nesses casos,  ele pode negociar a comissão direto com o proprietário, seja por meio de parcelamento ou mesmo uma diminuição no valor total. Não se preocupe com o fato de que o corretor precisa ganhar uma comissão naquela venda, afinal, ele é pago justamente para que o negócio se concretize e para que ele seja perfeito para o seu cliente. 

3- O corretor vai garantir que o imóvel esteja com a documentação em dia

Um dos principais motivos pelo qual o corretor de imóveis credenciado se tornou obrigatório em uma negociação desse tipo, está no fato de que ele irá garantir que aquele imóvel esteja apto a ser vendido. Pode ocorrer, por exemplo, de um proprietário tentar vender um imóvel com problemas na justiça, congelado, com dívida no financiamento, entre outros inúmeros problemas que são difíceis de resolver depois que o contrato é assinado e o dinheiro é transferido. O corretor de imóveis vai evitar que o seu cliente compre um pepino, garantindo que aquele imóvel esteja com toda documentação em dia, incluindo as obrigações com condomínio e com o IPTU. Imagine comprar um apartamento e depois descobrir que há 10 anos o condomínio não é pago? Seria um pesadelo, certo? Para termos uma ideia da gravidade, a partir do momento que o imóvel é passado para o nome do novo proprietário, as obrigações de condomínio e IPTU passam a ser dele, ou seja, você não poderá recorrer na justiça após assinatura do contrato. Por isso, sempre compre imóveis com ajuda de um profissional capacitado e de alta confiança! 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares! Até a próxima! 

Leia também

Conheça os imóveis à venda

Open chat
Você quer os melhores Imóveis?
Olá 👋
Como posso te ajudar?